segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Invejas

Outro dia me perguntaram se a inveja era realmente um sentimento nocivo e se as “maldadezinhas” sociais eram atitudes derivadas dela e ao final me lançaram a seguinte pergunta:
“Manoel, o que é afinal a inveja?”
Lembrei-me na hora do conto de fadas, em que as duas filhas da madrasta, feias e enciumadas da beleza delicada da filha do padrasto delas, tentam transformar a vida da Gata Borralheira num suplício. O trio de invejosas aproveitava a ausência do pai da linda menina para maltratá-la e humilhá-la.
Já se pode bem compreender que a inveja é um sentimento direcionado a algo bom. É um derivativo perverso do desejo de ser ou de ter um contexto ou mesmo algo.
Daí, a inveja das três pela beleza da gata borralheira, pela sorte do destino de alguém. Uma pessoa também pode invejar a família que você formou, a sua estabilidade emocional, a presença de pais amorosos na sua vida, a sua compra de uma casa, o seu sucesso, a sua viagem, a sua perda de peso, o seu cabelo e a cumplicidade que conquistou como casal. Pode também invejar a trajetória bem sucedida de seus filhos e a chegada de uma grande e boa notícia...
O invejoso tem sempre uma maldade contida no pensamento e tem o secreto momento delícia, como o anuncio da margarina em que no provador de uma loja diante de duas vendedoras a apresentadora Fernanda Lima não consegue fechar uma calça... Elas suspiram de prazer e alívio... Dá já para entender bem!!!
Fui assistir no Teatro Leblon, sala Fernanda Montenegro, a peça “Cruel” com Gianecchini, Maria Manuela em excelente atuação e Erik Marmo, num texto do teatro íntimo de Strindberg, onde disse que nesta concepção ele iria mostrar a vida em breves instantes. Em uma montagem de setenta minutos, testemunhamos o perverso e o sutil plano de um marido abandonado, para destruir o segundo casamento da ex-esposa. Com esta finalidade se aproxima do atual marido dela sem que ele pudesse supor que era o ex e se faz de amigo. O personagem de Gianecchini estabelece um mímico laço de cumplicidade e amizade de modo a despertar a confiança e fazer com que o outro abra o coração e se deixe influenciar pelas palavras escamoteadas e maléficas... Palavras cruéis. Neste intento derivado do despeito e da inveja tenta destruir o que desejava, mas não mais poderia ter. Tenta minar a segurança da ex através das sutis insinuações que ela estava envelhecida...
Quantas vezes podemos testemunhar esses comentários venenosos!!!
A inveja é um sentimento muito mais presente no cotidiano do que as pessoas imaginam. Ela pode ser uma admiração envenenada.
Conheço a história de uma mulher que admirava tudo que a irmã havia conquistado: o casamento; a família e a satisfação, mas a realidade da outra representava um desejo que não foi realizado. Quando nasceu o caçula e a irmã a chamou para ser madrinha, foi suscitando nela uma inveja que despertou um ressentimento pela vida que a tornou uma solteira amarga e crítica, maníaca. Quem já não viu a boa solteirona, mas que é no convívio uma mulher tensa e crítica?
Já vi também noras terem comportamento hostis com os sogros e a sogras por no fundo invejarem a aura familiar de cumplicidade e de amor que os constituem no contexto.
De fato a arte imita a vida.
Quando testemunhamos nas novelas, nos seriados cenas de inveja como no filme Desejo e Reparação do diretor Joe Wright, em que conta a história de Briony de treze anos que usa a imaginação de escritora para acusar Robbie Turner, filho do caseiro e namorado da irmã mais velha dela Cecilia, de um crime que ele não cometeu. A acusação destruiu de forma dramática o destino das pessoas envolvidas. Por desejar Robbie e invejar a condição de mulher da irmã, arma este plano perverso. 
As situações podem parecer exacerbadas para o plano real. No entanto a vilania é muito mais presente do que as pessoas imaginam e por vezes acontecem em comentários maldosos disfarçados sob o tom aveludado da fala nos almoços nos clubes e mesmo nas reuniões de trabalho.
No conto da gata borralheira, as irmãs postiças invejam a beleza e a juventude... Em outro conto, temos a história da bruxa má que envenena a maçã para colocar a Branca de Neve no sono da morte. 
Estas histórias narram e anunciam as questões do desejo e da derivação invejosa que a condição positiva de uma pessoa pode suscitar, mas as pessoas têm preconceito em enxergar que quem nos ama pode viver este sentimento de modo ambíguo, pois nele poderá encontrar contida a inveja.
A inveja é um ciúme da boa destinação do outro. 
Temos atualmente na novela Amor a Vida o ciúme invejoso do Felix pela irmã amada pelo pai que o rejeita. Encontramos na Bíblia a inveja assassina em Caim por Abel.
Na crônica do Veríssimo no O Globo, intitulada “A Explicação” ele escreveu: “Já se especulou como a História seria outra se Adolfo Hitler tivesse se tratado com seu conterrâneo e contemporâneo Sigmund Freud, em Viena. Curado de seus complexos e fobias, Hitler teria abandonado a ideia de dominar o mundo e se contentado em dominar um só quarteirão...”
Talvez, através desta suposta análise, Hitler tivesse um menor sentimento de rejeição e inferioridade e com isso conseguisse eliminar nele a necessidade desmedida de busca de poder para compensar a falta de valor que carregava em si. Quem sabe teria menos ódio daquilo que não havia obtido em sua vida e teria menos inveja daqueles que desejava dominar e daqueles que queria eliminar? 
O Vilão maltrata apenas quem é significante aos olhos dele, quem representa algo que o toca e por isso o incomoda. 
Barrar o Hitler na academia de belas Artes em Viena e outras tantas vivências de rejeição gerou naquela estrutura o “Invejoso” e “Tirano Perverso”... A História fala por si.
Portanto as situações de felicidade, de contentamento e de alegrias, trazem os bons destinos, mas aportam junto o olhar hostil e envenenado daqueles que não conquistaram e não souberam fazer um apaziguamento da própria frustração.
Respondendo a pergunta sobre se de fato a inveja existe nos próximos.
Digo: Sim.
A inveja pode existir em todos nós de alguma maneira.
Diante deste “Olho Grande” o que fazer?
Primeiro compreender que quem inveja está destituído de algum senso de autoestima, de algum senso de valor e carrega uma falta de si... Carrega frustrações sem elaborações...
Envenena com ressentimentos o coração.
Envenena a maçã.
O antídoto?
Exercitar o olhar de gratidão sobre as próprias conquistas para que possa a ternura que brota limpar a venenosa inveja.
Contra o veneno alheio?
Do Olho Grande se defende com Olho Vivo!

10 comentários:

  1. Querido mestre,
    Mais um texto brilhante e bem colocado !!Vc coloca em palavras todos os tipos de sentimento lindamente e minuciosamente descritos.
    Que prazer é ler suas crônicas!
    Parabéns!!Sinto um privilégio grande de participar das suas aulas e ver ,enxergar a vida com suas lentes já que nossa visão da vida ganha um "upgrade" e refinamento ajudando a compreender e extrair da vida o quê de melhor podemos ter.
    mil bjs Ana Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Manoel desvenda os labirintos de nossa existência.

      Excluir
  2. Que lindo, Manoel!

    Sem dúvida, acho que temos que aprender a sermos mais generosos conosco: com nossos erros e, por que não?, com nossos acertos e conquistas?

    Bj,

    Elenora

    ResponderExcluir
  3. Um raminho de arruda e um "comigo ninguém pode" na entrada da casa tb ajudam, não é? O que é mais espantoso, é que a pessoa não precisa ser bem sucedida, linda ou famosa, para atrair inveja. Ninguém está livre dela. Basta ter alguma coisa que falta ao outro. Pq o invejoso se fixa no que temos de bom, esquecendo que todos temos problemas e defeitos, que não o incomodam, absolutamente. Deve ser terrivel se ver sempre refletido no espelho que são os outros. Combater a inveja dentro de si mesmo é ter consciência de que, por mais que o outro pareça abençoado, sofre e tem problemas como qq um. Por isto o aparente bem estar alheio não deve nos incomodar. A troca de papéis poderia ser fatal...

    ResponderExcluir
  4. Sempre tive medo da inveja.
    Ela realmente destroi, magoa, nos faz infeliz.
    Concordo plenamente onde os contos infantis fazem uma relação perfeita do comportamento adulto das pessoas.

    ResponderExcluir
  5. A inveja existe no rico ou no pobre é um fato real.
    Ela nos acompanha no nosso dia a dia.O negocio é perceber é aprender a administrar esta inveja que quando chega não nos faça mal.

    ResponderExcluir
  6. Perfeito Manoel, também acho que a inveja existe sim e que muitos chamam de olho grande. Acredito que se passarmos a não ligar a direção do olhar vai para outro destino ou destinatário.

    ResponderExcluir
  7. Manoel, sinto-me privilegiada por ser sua aluna e poder ouvir e digerir essas pérolas de sabedoria. Que Deus continue a lhe abrilhantar com esse dom e a nos fazer melhores e mais apaziguadas com as turbulências da vida. Adorei essa crônica pois muitas vezes não compreendia o amargor de certas pessoas, já que sempre acreditei que todos têm seu lugar ao sol, mas entendi que a inveja ultrapassa toda essa compreensão. Você é DEZ, querido!

    ResponderExcluir
  8. Seria o Bullying um caso de inveja, tão comum nos dias de hoje, até praticado por crianças de 5 anos, a ponto da mãe ter que trocar a criança de escola?
    Está correta esta frase: O invejoso provoca o invejado para que haja confusão mental e o outro sinta o que ele sente:inferioridade,raiva ,desejo e culpa.
    Mais um tema interessante...na crônica para pensar!!!
    Bjs Vera Gon.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário.