terça-feira, 14 de agosto de 2012

Os Seus Amores, Você os Conhece?


Fui num sábado levar uns primos de Belo Horizonte para mostrar o Arco do Telles e todo o corredor cultural e gastronômico daquela região. Quando depois de umas caminhadas, passando pelos conjuntos de música que cada canto oferece e fazermos uma inevitável parada pela inusitada lojinha dos verdadeiros chapéus de panamá, estávamos num restaurante na Rua do Rosário e minha prima de uma hora para outra disse “Estou amaaanndo este lugar” e confesso, que amo também a mudança de atmosfera que aquele pedaço do centro do Rio nos oferece no fim de semana...
E, pensei: amamos lugares... pessoas... viagens... e outras tantas coisas, mas afinal o que é de fato o amor?
Poderíamos usar a palavra amor para tudo isto?
Lembrei-me da definição psicanalítica que diz - Amor é uma relação entre você e um Grande Outro, deriva-se de uma identificação com o semelhante não semelhante. É um processo de afinidade constituída de razões bem objetivas e outras tantas subjetivas.
Se eu considerar que me identifico com aquela atmosfera de mesas nas calçadas, inseridas no entorno de um luso-brasileiro, com os sabores feitos por um chefe de cozinha francês e que além dos pães tem um patê inesquecível, eu posso, ela pode e todos podem recorrer a palavra amor, para expressar o quanto de prazer nossa alma experimenta... quando estamos mergulhados num contexto semelhante aos desejos, e ao que então buscamos. 
Penso neste amor, através de uma frase que anotei neste mesmo sábado amoroso, em uma exposição de fotos do acervo do Itaú no Paço Imperial, que após a reforma vale uma visita, um passeio agradável que nos leva a salas onde aconteceram momentos tão significantes da nossa história e tudo pode terminar no café... Aliás, uma boa maneira de preencher esses dias que acontecem na vida da gente, mas voltando, a frase anotada, era assim: “Captar raios de luz para impregnar uma superfície e com isso prolongar até o infinito a permanência volátil do tempo e da luminosidade da vida.”
Esta definição sobre a fotografia me lembrou o amor. Uma foto busca a luz para impregnar o instante e eterniza-lo trazendo a cena o momento ou a pessoa para a imortalidade. E, o que é senão o amor uma busca de Luz para os nossos instantes? 
O amor que é busca que nos põe em busca, é uma forma de captação de luz, para impregnar a nossa superfície volátil da existência e nos fazer mais prolongados no desejo de permanecer em cada tempo das nossas vidas. Tive vontade de que aquele sábado nunca mais acabasse, como outros tantos momentos da minha vida. 
O encontro com o amor expande nossa vontade de viver. E, nos fazer assim é transformar nosso ser em perspectivas.
Somos também buscadores de olhos amantes sobre nós. Olhos amantes de nossas ideias, nossas ofertas, nosso corpo. Assim como os curadores de uma exposição, os chefes de cozinha, os bandolinistas preparam suas oferendas sob várias formas como modos de captação de olhos amantes ao que fazem e, portanto, ao que são.
É de fato uma delícia ser reconhecido e acolhido pelo outro... Por isso, sempre que sinto um prazer com alguma coisa que alguém tenha feito, mesmo que eu esteja na posição de cliente, procuro manifestar o meu prazer e o meu agradecimento para aquele, que naquele momento foi um contribuinte para que a minha vida se tornasse mais agradável, mais iluminada, mais amorosa.
A busca do amor dá sentido ao que somos.
Naquele sábado estava cercado de amores, o que vi, o que almocei, onde e com quem estava. Foi um sábado, posso assim dizer, narcísico, por ser um espelho do que gosto e também uma projeção do que sou e amo fazer.
O psicanalista Nasio fala que o amor é uma espera e a dor a ruptura súbita desta espera...
Posso dizer que estou sempre no amor, pois a esperança é a companhia que não abandono. A convido todos os dias para sair. Onde quer que eu esteja ela nunca é demais. Adapta-se a tudo, é positiva e, portanto uma presença extremamente refinada.
Você já escolheu o seu sábado?
Conhece os seus amores?
Estou aqui com a esperança torcendo para que eles sejam sempre amores de poeta, “Infinitos enquanto durem”.
Se você desejar saber mais sobre o amor, fique atento... na próxima semana tem mais!